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Dúvidas Frequentes

1) QUAL A CALIBRAGEM QUE DEVO COLOCAR EM MEUS PNEUS?

 A calibragem é um item determinado pela montadora do veículo, de acordo com os testes que faz durante a homologação do pneu, portanto, para saber a calibragem correta, consulte o manual do proprietário ou a fabricante do veículo.

 

 

 2) RODÍZIO - COMO DEVE SER FEITO?

O rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência, proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km, ou antes, se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

 Os pneus deverão ser trocados conforme as indicações abaixo, após análise do seu estado geral. O rodízio serve para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

 3) O QUE É ALINHAMENTO?

O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do veículo têm influência no comportamento do pneu. Como conseqüência, uma irregularidade mecânica qualquer, em um desses pontos, provocará um desgaste excessivo ou anormal da banda de rodagem do pneu.

 O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem.

 QUANDO FAZER UM ALINHAMENTO?

   A cada troca de pneus;

·         Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;

·         Quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas;

·         Quando um pneu tem maior desgaste que o outro;

·         Trepidação das rodas dianteiras;

·         Vibração do carro;

·         Volante duro;

·         O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante;

·         O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;

·         O veículo tende para a esquerda ou para a direita;

·         Em condições normais, a cada 5.000 km (por ocasião do rodízio e balanceamento).

 

 

4) O QUE É CONVERGÊNCIA / DIVERGÊNCIA?

 Convergência

É o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.

 Divergência

É a condição oposta à convergência. Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira. Se os valores especificados para a convergência ou divergência das rodas estiverem alterados, a banda de rodagem dos pneus apresentará um desgaste irregular em forma de “serra”, que provocará um alisamento acelerado da banda de rodagem.

 

5) O QUE É BALANCEAMENTO?

Balanceamento é o equilíbrio do conjunto pneu/roda, através de contra-pesos. O desbalanceamento provoca vibrações no volante, desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção e desgaste prematuro dos pneus.

 

  •  
  •  A cada 5.000 km.

 

 

 

 

 

6) QUANDO DEVO TROCAR MEUS PNEUS?

 Não espere o seu pneu ficar careca. Você pode ter muitos problemas com isso. As segurança, assim como a de sua família, estão em jogo, lembre-se disso sempre!

 Segundo a Resolução 558/80 do CONTRAN, carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida. As conseqüências podem ser:

- Maior risco de estouro do pneu;

- Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido a aquaplanagem;

- Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas;

- O veículo solicita um maior espaço para executar uma frenagem segura;

 

 

  1. ) O QUE SÃO PNEUS HIGH PERFORMANCE?

 São pneus de desempenho superior, construídos para suportar altas velocidades e temperaturas. Proporcionam excelente performance, com segurança.

 

8) POSSO ALTERAR A MEDIDA ORIGINAL DO MEU PNEU?

 Antes de alterar a medida original, alguns itens devem ser levados em consideração:

·Diâmetro Externo;

·Descrição de Serviço do pneu (Índice de Carga e Símbolo de Velocidade);

·O pneu escolhido deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais.

 Antes de qualquer alteração, lembre-se de sempre consultar a montadora de seu veículo para evitar posteriores transtornos, ou se preferir ligue para o nosso SAC, temos profissionais preparados para atender as duas dúvidas.

 

9) O QUE É UM PNEU REMOLDADO?

Remoldagem é um processo moderno de reciclagem de pneus, desenvolvido com alta tecnologia para transformar um pneu rodado em novo, com total segurança e qualidade;

Durante o processo, a COCKSTONE faz a cobertura da carcaça com uma camada de borracha, de acordo com rígidas especificações técnicas, garantido uma perfeita homogeneização durante a vulcanização; A COCKSTONE é fabricante certificado pelo INMETRO e seu processo de produção obedece a padrões testados e aprovados dentro das normas de segurança.

 

10) QUAL A DIFERENÇA ENTRE PNEUS REMOLDADOS E PNEUS RECAPADOS?

O processo de remoldagem faz um tratamento na superfície na banda de rodagem e nas laterais da carcaça do pneu usado, tornando-o receptivo a receber uma nova camada de borracha através de um processo físico químico denominado vulcanização, fazendo com que a nova camada se incorpore à anterior, tornando-as únicas e assim criando um pneu novo;

Pneus recapados ou recauchutados recebem apenas uma nova camada de borracha sobre a banda de rodagem e não nas laterais, cuja fixação é feita através de colagem física;

 

11) É POSSÍVEL PREVER A QUILOMETRAGEM QUE OS PNEUS OFERECEM?

Os pneus sofrem várias influências externas que afetam a sua durabilidade, uma vez que é o único elo entre o veículo e o solo. 

As principais variáveis são:

 - As próprias características geométricas originais do veículo;

- O estado de manutenção dos parâmetros de geometria e da suspensão do veículo;

- O tipo de estradas ou pisos (revestimentos), por onde trafega habitualmente (variando a abrasividade);

- O tipo de condução: motoristas mais esportivos lixam seus pneus mais rapidamente que os motoristas mais conservadores;

- A temperatura do piso e do ambiente tem uma influência direta no consumo da borracha;

- A carga e a velocidade habituais também fazem variar a durabilidade dos pneus.

 

12) QUAL É O ANO DE FABRICAÇÃO DO PNEU? Como ler o DOT.

Para saber a idade o data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido.Pneu produzido depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois é o ano.

 

13) O QUE É O NÚMERO DO TREADWEAR?

Este número pode variar de 60 a 600, quanto maior o número, maior quilometragem o pneu irá render. Por exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com Treadwear 200. Este número indica quanto seu pneu dura em pistas de testes do governo. Já que ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo.

 

14) É COMUM MEU PNEU FAZER BARULHO? POR QUE MEU PNEU FAZ BARULHO?

Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desenho da banda de rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de barulho diferente, quanto mais borrachudo o pneu for maior o nível de ruído no asfalto.

 

15) COMO SABER SE ESTÁ NA HORA DE TROCAR MEU PNEU?

A maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida (desgaste), quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu pára de ser seguro para rodar.

 

16) PONTO AMARELO E VERMELHO NO PNEU, O QUE SIGNIFICA?

Pelo incrível que pareça pneus não são fabricados perfeitamente. Normalmente você encontra um ponto amarelo no seu pneu, este e o ponto mais fino no pneu (área com menos peso). Isto e importante quando montando o pneu na roda.

 

17) POR QUE ALGUNS  PNEUS TEM LETRA BRANCA SÓ DE UM LADO?

Os pneus que têm letras brancas só as possuem de um lado (parede), assim, dando a possibilidade de escolha ao usuário em não usar as letras brancas se ele não quiser. 

 

18) POR QUE HÁ PÊLOS NO MEU PNEU NOVO? ISTO É DEFEITO DE FÁBRICA?

Os pêlos não são sinal de defeito ,mas a prova de um pneu novo. Alguns pneus fabricados saem com estes pêlos do molde mas muitas marcas raspam os pêlos antes de vender o pneu ao cliente. Este pêlo é causado por o excesso de borracha que escorre do molde quando o pneu é fabricado.

 

19) O QUE É UM PNEU TUBLESS?

Quase todos os pneus hoje em dia são tubeless, ou seja, não utiliza câmara de ar.

    

 

20) DIFERENÇA ENTRE PNEU ASSIMÉTRICO E SIMÉTRICO:

Os pneus assimétricos surgiram da necessidade de conciliar exigências opostas. Em piso seco, quanto maior a área de contato com o solo (quanto mais borracha houver em contato), maior será a aderência do pneu.

Em um assimétrico, o desenho da metade da banda de rodagem montada no lado externo é diferente da outra metade, montada no lado interno. A externa contém gomos maiores e mais próximos, de modo a ampliar a área de contato nas curvas, quando essa seção do pneu é mais solicitada. A interna, por sua vez, traz gomos menores.

 
 
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